VANESSA & IVO

VANESSA & IVO

Olá, sou a Alexandra, sejam muito bem-vindos!

Os meus convidados de hoje são Vanessa & Ivo, uma referência irrefutável do mercado dos casamentos, com uma visão única que une, em plena sintonia, imagem e som, tornando cada vídeo produzido numa experiência única e cheia de emoção.
Vanessa & Ivo são uma dupla que capta a essência da elegância, com graça e sofisticação, provando que o carácter forte da intemporalidade supera em muito as tendências passageiras. A sua narrativa editorial é feita de imagens artísticas, íntimas e cinematográficas.

Olá, Vanessa e Ivo!
Muito obrigada por terem aceitado o meu convite.

O vídeo já conquistou lugar cativo no mercado e narrativa do casamento, e atrevo-me a dizer que está a paredes meias com a fotografia.
Sendo um dos serviços mais valorizados pelos noivos, como se desenrola o vosso processo criativo e como o alimentam, de forma a continuarem a destacar-se no mercado?

Somos influenciados por filmes, teatro, concertos de música, vídeos de moda e pelas tendências internacionais do mundo dos casamentos. Encontrámos a nossa linguagem atual há cerca de cinco anos, mas sentimos que está na hora de uma nova mudança – ainda não sabemos para qual! Ao longo destes 14 anos de experiência, a nossa maior aliada tem sido a capacidade de adaptação, que nos mantém em constante evolução e destaque.

Muitos casais assumem que nem sempre sabem quais são as informações imprescindíveis para solicitar um orçamento.
O que precisam de vos contar, num primeiro contacto?

No primeiro contacto, precisamos de saber o dia, o local, o mood do casamento (podem ver os nossos vídeos e escolher o vosso favorito), o número de convidados e as expectativas para o vídeo. Se juntarem quadros do Pinterest ou fotos da roupa, é um plus que adoramos e ajuda-nos a captar melhor a vossa visão!

Como fornecedores de referência, podem escolher com quem vão trabalhar e em que eventos.
Como fazem essa seleção? Existe alguma red flag que vos faça colocar de lado a possibilidade de aceitar um cliente/casal?

Felizmente, temos tido muita sorte com os clientes com quem trabalhamos! É verdade que, ao longo de centenas de casamentos, surgiram algumas histórias menos boas com outros fornecedores, já que nem todos estão nos seus melhores dias ou são os melhores profissionais – como em qualquer área. No entanto, nunca recusamos trabalhar com alguém. Desenvolvemos mecanismos para contornar os desafios com base nas experiências passadas, e a transparência no processo de planeamento tem sido um ótimo aliado para garantir sempre o melhor resultado para os noivos.

Trabalhar em casamentos é trabalhar com a felicidade e a alegria, mas também com expectativas e ansiedades.
Qual é a decisão ou a opção com mais repercussões negativas que um casal pode tomar?

A decisão com mais repercussões negativas que um casal pode tomar é, sem dúvida, não optar pelo vídeo para o dia do casamento. Esta não é apenas a nossa experiência, mas também a de muitos casais que, após o grande dia, lamentam não terem captado em vídeo aqueles momentos tão especiais. Relatórios como o do Splendid Insights mostram que, para muitos, a maior sensação de arrependimento é precisamente não terem escolhido registar as emoções do dia em vídeo. Não há nada como reviver, anos depois, as pessoas que mais amamos, a mexerem-se, a falarem, a sorrirem. O vídeo tem o poder de trazer à tona todas as emoções e sensações daquele momento único. Aliás, não é curioso que, nas redes sociais, o conteúdo em vídeo seja sempre o mais valorizado? Isso apenas demonstra o impacto e a magia que o vídeo tem, sendo insubstituível quando se trata de guardar memórias tão preciosas.

Frequentemente vejo nos vossos filmes imagens do convite e do estacionário de casamento, há muito cuidado com os detalhes.
O que precisam, da parte dos noivos e dos fornecedores, e que condições são necessárias para a criação dessas imagens?

Um dos mecanismos que usamos para capturar a magia dos detalhes é pedir aos noivos, com antecedência, que tragam o estacionário e os pequenos elementos que gostariam de recordar para sempre. Sabemos que, por vezes, há sempre mais estacionário do que o que é utilizado, e por isso propomos algo especial: oferecer ao casal um “kit de estacionário” para ser filmado, de forma a que cada detalhe tenha o seu lugar na narrativa visual. Um gesto que adoramos ver acontecer é quando o casal envia o convite ao videografo, tal como faria com os restantes convidados. Este pequeno pormenor, aparentemente simples, tem um significado profundo: faz-nos sentir mais do que prestadores de serviços, mas como verdadeiros convidados, parte do evento, do amor e da história que ali se constrói. Esses gestos delicados ajudam-nos a capturar imagens cheias de sentimento, onde cada pormenor se torna uma recordação preciosa e cheia de significado.

Já estão no mercado há mais de uma década, a mutação do sector é constante, e a valorização do vídeo tem sido evidente. Quais são as maiores diferenças que apontam, olhando para o início da vossa carreira e para o presente?

Ao longo desta mais de uma década no mercado, uma das maiores diferenças que notamos é o facto de a geração que se casa hoje em dia estar muito mais exposta a ser filmada e fotografada. Esta realidade mudou a forma como as pessoas se relacionam com o vídeo de casamento e, para nós, trouxe uma evolução significativa na forma como captamos as emoções e os detalhes do grande dia. Também acompanhamos uma comunidade de videografos cada vez mais vibrante, composta por profissionais com muita experiência, que agora têm um nível de exigência mais alto, o que tem levado à profissionalização do setor. Além disso, algo que não é muitas vezes falado é o aumento do poder de compra dos casais, o que permitiu a valorização do vídeo de casamento, trazendo maior estabilidade e qualidade ao nosso trabalho. Hoje, apesar de qualquer pessoa ter uma câmara de vídeo na mão, sabemos que ninguém vai captar o vosso casamento da mesma forma que nós. Acreditamos que conseguimos trazer uma força única às emoções do casamento, fazendo com que cada momento se torne ainda mais inesquecível.

A terminar, peço-vos um bom conselho para os noivos que procuram o caminho mais tranquilo até ao seu grande dia…

O melhor conselho que podemos dar aos casais que procuram um caminho mais tranquilo até ao seu grande dia é: mais do que pedirem dezenas de orçamentos e decidirem apenas pelo preço, comecem por criar um quadro mental ou visual do que realmente gostam e não gostam, do que imaginam para o vosso casamento. Não basta dizer “quero que o meu casamento seja divertido” – até porque todos os casamentos acabam por ser divertidos! É importante que, primeiro, entrem nas redes sociais, explorem casamentos e escolham os fornecedores que mais ressoam com a vossa visão. Não se fiquem apenas pelas redes sociais; visitem os sites, vejam trabalhos completos, marquem reuniões. Se este processo for avassalador, considerem contratar um organizador de casamentos para vos ajudar a guiar esse caminho. Mas, acima de tudo, como é um evento muito visual, tudo começa com um ponto de partida visual. Isso vai despertar a vossa veia criativa, e será maravilhoso! Lembrem-se: ninguém vai vibrar tanto com o vosso casamento como os vossos fornecedores mais próximos – e, especialmente, os videografos de casamento!

Despeço-me, agradecendo o precioso tempo disponibilizado para a nossa breve conversa, as palavras dirigidas aos noivos e por partilharem connosco os vossos filmes emocionantes.

Até ao próximo artigo!

Vanessa & Ivo, um artigo publicado originalmente em A Pajarita & Friends

Leia outras entrevistas inspiradoras, aqui